domingo, 13 de setembro de 2009

Entrevista com DJ Anderson Franja - Parte 2 - Portal MTV Brasil

Na semana passada, nosso colaborador Rodrigo Mendonça enviou para o Coletivo, a primeira parte da entrevista com o DJ Anderson Franja, ex-RZO e Charlie Brown Jr, hoje na Banda E.A.E JOW.

Confira agora a Parte 2 dessa entrevista:

R - Como esta a cena para o DJ na atualidade em relação ao trabalho? Você tem projetos como o Electro Scraths (encontros de DJs), mas o que todo mundo quer saber é como tem se desenvolvido a profissão das bolachas no nosso país?

DJ AF - São vários fatores envolvidos na questão, e ao contrario do que a maioria dos DJs pensa, eu posso afirmar com toda certeza. “Há mercado de trabalho e a concorrência não é tão grande assim!” É claro, depende qual o tipo de terreno em que o cara vai lançar a semente dele né mano? Por que a musica é cruel e filosofia não enche barriga.

O Brasil é imenso então acredito que devam existir muitos DJs bons, criativos, talentosos mais infelizmente desempregados. Eu mesmo sou um exemplo vivo disso, também já fui preconceituoso no passado em relação a estilos musicais e até mesmo com os artistas. As coisas realmente começaram a fluir na minha vida, a partir do momento em que eu me permiti “evoluir” mudando certos conceitos.

Antigamente eu pensava assim: “O cara é DJ? Toca musica eletrônica? Vem de um bairro nobre? Então é play boy!”

Hoje eu sei que nem sempre esse tipo de visão caminha de acordo com a realidade.

É o mesmo que afirmar! “O maluco é DJ? Toca Rap? Vem da periferia?

Então é maloqueiro! quando nós sabemos que isso também é uma inverdade.

A intenção do projeto “Electro é scrath” é de unificar os dois estilos mantendo a essência e acima de tudo sugerir “Não importa em qual B.P.M. você está tocando” desde que você saiba o que está fazendo e que o faça bem feito de preferência (risos)

Acho que existe espaço pra todo mundo dentro da musica, seja Rap, Reggae, Musica eletronica, Rock. Só não tem espaço pra separativismo!

R - Você tinha anunciado no MySpace, um site com todo o seu trabalho na internet, tem previsão de lançamento?

DJ AF - Já era para estar no ar, minha intenção é fazer uma parada legal, de primeira linha. O site em si já esta pronto, layout, fotos e tudo mais. O que ta atrasando mesmo é a parte financeira de um dos parceiros. São três parceiros, dois já bateram o martelo. Só falta a empresa de telefonia entrar em acordo com os selos (gravadoras).

Eu vou disponibilizar as faixas para download gratuito, inclusive abri mão dos meus direito autorais, e os artistas que já gravaram também, mas as editoras, selos e etc, não querem abrir mão. Na real se eles querem o deles firmeza, ninguém tem obrigação de dar nada a ninguém. Esse lance de editado aqui e registrado ali é complicado, quem sabe até 2010 a gente chega concretiza isso.

R – Franja, você trabalhou com Sabotage, RZO, DBS e a Quadrilha, Charlie Brown Jr., D. Jam (Duck Jam e a Nação Hip Hop) e atualmente dá aula de performance, além da banda E.A.E. JOW quais são os planos pra 2009 e 2010?

DJ AF - Eu trabalhei com todos ai, esses que você citou, exceto Duck Jam e a Nação Hip Hop (atual D. Jam). No caso do D. Jam fui convidado pelo “Fabiano Neguinho” a compor uma parte das letras juntamente com ele, nesse projeto rolou uma participação nos vocais na música “Quero vencer” As outras não tive como somar pois estava em estúdio com a banda E.A.E JOW. Já faz um tempo esse lance do D. Jam, porque agente estreou na rádio 105 FM no final do ano passado, e há mais ou menos seis meses fechamos com a rádio Transcontinental FM, e eu vim pro sul na missão de divulgar a banda por aqui, esses são os planos. (risos).

Eu não sou muito de programar o futuro não, prefiro viver um dia após o outro, com os pés nos chão. Assim nesse ritmo meu futuro estará garantido. Hoje a prioridade esta nas siglas JC, E.A.E JOW e AIMEC. Fui convidado para um workshop de Hip Hop realizado pela Academia Internacional de Musica Eletrônica (AIMEC) de Balneário Camburiu - SC. Logo no primeiro momento que cheguei na AIMEC me identifiquei com todos até porque o pessoal tem uma boa energia, sorriso no rosto.

O Chorão sempre me dizia: “Franja o sorriso aproxima”. Além do mais Academia de Musica Eletrônica, palestrando sobre Hip Hop, já da pra sacar a linha de raciocínio né? (risos). Isso não existe em lugar nenhum mano. Então pensei: “Poxa, o pessoal ta dando essa abertura, to dentro”!

O interessante é que técnicas que eu não descobri em 15 anos de discotecagem (por ser autodidata) eu aprendi em uma lida na apostila. (risos). Dixavei a apostila de trás para a frete e de cima para baixo, assisti algumas aulas, e hoje sou professor do módulo básico, performance, avançado e do curso de Hip Hop. Pra a honra e glória do Senhor Jesus Cristo.

R - Anderson, o projeto “DJ que risca também rima” pode se tornar um disco solo em breve? Fale um pouco dessa idéia e quem participa.

DJ AF - Não, esse lance de solo eu to fora. (risos). Melhor dois do que um, porque quando um cai o outro levanta. “DJ que risca também rima” contará com algumas participações do rap e rock nacional, inclusive Charlie Brown Jr, Grupo SNJ, Criolo Doido, E.M.C.I.D.A, Xango Brown, Lobão, Dj Nato_Pk e Dj Cia já estão confirmadas.

R - Franja, por ser o grande DJ e também MC, e por ser de uma humildade a parte, queremos agradecer pelos momentos dispensados aqui. Estamos sua disposição a qualquer novidade, te desejamos mais sucesso ainda nessa caminhada.

Aproveita a oportunidade, eu sempre deixo um espaço pros artistas falarem aqui o que nunca falaram em outra entrevista, (risos) faz assim, dá um salve, manda um abraço, um protesto, aproveite como quiser!

DJ AF - Acredito que ainda seja valido trabalhar através da fé é claro, acima de tudo exercendo o ato de “gratidão”. Em primeiro lugar eu agradeço a Deus em nome do único senhor e salvador “Jesus cristo” por ter me perdoado de varias falhas. A bíblia diz que ”só o amor encobre uma multidão de pecados” em base nesse texto eu creio que me foi liberado o perdão e que estou sendo renovado pra honra e gloria daquele que morreu na cruz. Afinal, existe amor mais puro e verdadeiro do que o dele por mim?

Certamente não mesmo! Ninguém é perfeito e eu também não sou diferente, longe de mim esperar a perfeição de alguém, por isso liberei o perdão a todos os que tentaram ou tentam contra minha pessoa, porque alem da alegria de saber que estou sendo renovado, o que me tranqüiliza mesmo é a certeza de que sou um ser humano falho e que amanhã ou depois eu possa vir a ter uma recaída, portanto cuidado quando for falar de mim e não desonre o meu nome!

Agradeço a você “Rodrigo Mendonça” pelo convite e também a radio protesto, MTV, por ter cedido o espaço, muito obrigado! Agradeço também a vocês que de alguma forma foram ou estão sendo usados como instrumento de Deus na restauração da minha vida, logo mais aquele testemunho de vitória “porque eu não espero um milagre, eu vivo o milagre” “Biririko Nothing More” (investidor, administrador e produtor executivo) projeto-Banda Eae Jow Cláudio Salles”(idealizador, compositor, interprete e produtor musical) projeto-Banda eae Jow “Antonio Kimo” (Proprietário e diretor geral) AIMEC-Balneario Camboriu “André Huscher”-Giga-(Acessor de imprensa) AIMEC-Balneario Camboriu e o FABIO (NEXT SOUND).

Muito obrigado a todos vocês, cada um tem uma cota de participação nessa nova historia. Deus abençoe a todos!

Saiba mais sobre o DJ Anderson Franja


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Achados e Perdidos