Osvaldo Cardoso (33) é Paulista, B.Boy, Mc e Produtor. Ao lado de DJ Duensssa ficou conhecido por Espião e uma letra escrita na sala de aula no inicio dos anos 90 deu nome ao grupo a Rua de Baixo.
O Rua de Baixo é pioneiro na cena independente do Hip Hop no Brasil, tendo em sua trajetória sucessos como “Não Mudou Nada”, “Fumo e Vortemo”, “Rastro Mágico” entre outros, mas somente em dezembro de 2006, lançou o primeiro disco "Rua de Baixo – Envelhecido 13 anos." Desde então,Espião trabalha em seu álbum solo.
Poucos dias antes do inicio de 2010, o rapper surpreende mais uma vez publicando seu disco solo “Cada um, Cada um” na integra em seu MySpace.
O álbum é para fechar 2009 com estilo e começar 2010 com o pé direito e musica boa, como "Dezessete" que já é uma das preferidas do público, além da dinâmica e empolgante participação de Rodrigo Brandão na música "Deixa".
Espião está aqui no Coletivo para falar sobre as músicas do disco, confira abaixo:
RM: Espião, fale um pouco sobre as musicas que compõem seu álbum solo:
Cada um Cada um
Espião: É a idéia da escova de dente da capa: cada um tem a sua, não empresta pra ninguém e usa do seu próprio jeito. Assim é a vida, cada um vive a sua do seu jeito, no meu caso eu faço o meu independente do que os outros pensam de mim.
Causa Nobre
Espião: Essa eu já tinha lançado no envelhecido 13 anos do Rua de Baixo. Só que esse é um remix do Sala 70 e com um verso a mais.
Obs: meu próximo álbum é todo produzido pelo Sala70... Tá quase pronto Aguardem!
We’re Just Doin’ This
Espião: Esse som começou com uma brincadeira em um churrasco. Eu tava com o Victor (Ex Elo da corrente) e o Zorack (Ex Ascendência Mista), eu pedi um trago do cigarro do Zorack, Justificando que eu não fumo, só dou um trago. Daí eu comecei a brincar de rimar em inglês com o Victor: I don’t smoke, I Just take a hit...
Tempestade Magnética
Espião: Instrumental toda tocada por mim, inspirada em algumas coisas eletrônicas que eu escuto como Daft Punk por exemplo. Esse nome surgiu de uma conversa com o Rodrigo Brandão quando ele explicava sua fixação por vinil: “No dia que cair uma tempestade magnética na terra, todas as mídias digitas vão ser apagadas só vai ficar o vinil”.
Deixa (Part. Rodrigo Brandão)
Espião: Essa é pra quando as coisas dão errado mesmo que a gente faça de tudo. Então deixa...
Obs: Abraço pro DJ PG que fez a colagem nesta música.
Dezessete
Espião: Essa é uma história real, só escutando mesmo. Quanto a produção, essa base foi extraída da mixtape Ergo do Parteum.
Meia Dúzia de Verdade
Espião: Rimas soltas em uma base curta. Atenção para o sample do Região Abssal, mais uma das minhas influências.
Homem de Ferro
Espião: As primeiras linhas dessa música eu já havia escrito há muitos anos, tava perdida, era de uma música que iria pra o envelhecido 13 anos, mas eu não cheguei a gravar.
Como não tinha refrão pra ela eu decidi criar um personagem fazendo comentários entre os versos, só que tava ficando meio chato, até que no final eu tive que mandar ele calar a boca! (risos)
Difícil
Espião: Essa foi a primeira música desse álbum que eu gravei. O tema é sobre ganhar dinheiro com o RAP.
Mora Perto, Mas Vive Longe
Espião: Essa é pro meu filho. O instrumental foi extraído do álbum Bodes & Elefantes do Guilherme Granado que também faz parte do Hurtmold.
Escute as músicas que compõem o disco de estréia do rapper Espião no MySpace. Você terá acesso a todas essas músicas e em breve estará nas ruas.
Espião – Cada um Cada um. Aprecie com moderação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário