sexta-feira, 12 de junho de 2009

Entrevista - Poetiza


Por Rodrigo Mendonça

Poetiza a Radio Protesto agradece e como você mesmo diz:
“Máaaaaximo respeito!”.


Antes de qualquer coisa, acho que todos os nossos ouvintes e leitores queremos saber onde tudo isso começou, de onde você é, e principalmente como a Camila se tornou Poetiza?

Eu venho do interior de São Paulo, de uma cidade chamada São José do Rio Preto,
Foi la que tudo na minha vida começou, inclusive foi onde eu conheci a Rua e tudo de bom e de ruim que ela oferece.Eu comecei no Rap com o grupo Poetizas junto com minha parceira Gra, e desde esse tempo comecei a ouvir Ragga, quem nos apresentou este estilo foi Mista Pump Killa que tbm é de S. J. do Rio Preto, e o Arcanjo Ras que desde essa época é nosso parceiro.Depois decidi me mudar para a Capital q é onde está o mercado de trabalho, e minha parceira foi para Floripa.Ai começaram a me chamar de Poetiza.


É notável que a maior influência sonora do Ragga/Dancehall é o Reggae, porém Artistas como Xandão e Arcanjo se tornaram conhecidos com o Rap, o seu inicio também foi no rap como o grupo Poetizas, podemos dizer que o Ragga/Dancehall é uma mistura de reggae e rap necessariamente? Qual o principal ingrediente dessa mistura?

Não podemos dizer que é uma mistura de Reggae e Rap.Podemos dizer que são próximos, pois vieram das mesmas vertentes.O Dancehall é a evolução do Dub e o Rap tbm começou se originar na Jamaica, por isso essa semelhança.Podemos dizer que alguns Artistas mixam essas duas vertentes musicais em seus trabalhos e que alguns Artistas migraram do Rap para o Ragga .Mas de qualquer maneira podemos dizer que o ingrediente dessa musica é a melodia, a levada, a atitude e o talento de cada Artista.


Sua participação no programa Astros do SBT foi uma demonstração do estilo Ragga/Dancehall a nível nacional, que o Ragga pode se tornar Pop no próximo verão é uma verdade, mas até que ponto isso é bom? Existe já uma comparação quase natural com o funk carioca.

É bom até o ponto que cada um que divulga esta cultura, vá e mostre a verdade.É inevitável que os falsos ideologistas apareçam, mas isso acontece em todo o meio musical, não é só no Ragga.Mas os verdadeiros sempre se reconhecem!!!!!
Levar o Ragga a nível Nacional abre um mercado de Trabalho para quem tem comprometimento, e vai aniquilando naturalmente quem não tem talento.
Eu particularmente respeito o Funk Brasileiro e reconheço a importância
Desse estilo para o nosso paiz.
Quanto a comparação, tudo que é novidade tem q ter algo pra estabelecer pradrões .Comparam o Ragga com o Rap, com o Funk, com o Reggae, e na minha opinião, é porque o Ragga tem essa cara de Atitude e Sensualidade ao mesmo tempo, é uma musica que tem toda uma cena original ao seu redor, com passos de danças específicos, levadas únicas e a batida Dancehall.
Aos olhos do leigo todas essas culturas são mais ou mesnos a mesma coisa,
Mas diante dos olhos de quem estuda musica, a visão reconhece bem onde pega a diferença.
O esclarecimento vem com tempo e com oportunidades como esta que vcs estão dando!!!!!!!!!!
Por hora temos que nos preocupar em levar isso pra grande massa.
Acho que estamos cumprindo nosso papel!!!!!!!!

Por falar em Astros, você agora é semifinalista, parabéns...

Ontem na sua apresentação para os quatro jurados do programa um deles (Miranda) disse votar “não” por que segundo ele, esperava algo mais brasileiro, isso deve acontecer com o ragga/Dancehall, Já está acontecendo? Ou aquele Miranda não sabe de P... Nenhuma? (rsrsrsrs).

Isso já está acontecendo!!!!!Respeito muito o Miranda, ele é um dos produtores que já está a um bom tempo no mercado e eu estou chegando agora.Tenho que pegar o que ele falou e progredir mais ainda no meu trabalho.Acho que toda critica construtiva é bem vinda!!!!!!Realmente temos muitos chavões no Ragga!!!!!Acredito que já estamos caminhando para este meio termo sim, de uma maneira que não perca a identidade!Eu já estou trabalhando para que isso evolua no meu trabalho!!!!!!!!


Mudando um pouco de assunto, a cena do Ragga/Dancehall tem ganhado muito destaque em mídia e esse é apenas o surgimento de uma nova tendência, é impressão ou isso acontece por que tem mais mulheres no Ragga/Dancehall do que no rap?

É impressão!!!Estamos ganhando forças nos dois seguimentos!!!!!!!!Ja temos divas Representando as duas musicas!!O Rap já está enraizado!!Mas o Ragga esta ganhando espaço por que é inevitável!!!!!!É contagiante, dançante....tem atitude..Neste momento tem isso...as pessoas não sabem exatamente o q é....e a curiosidade leva ao estudo..que consequentemente leva a popularização... Tavez essa impressão é devido a termos mulheres de peso!!!!!!!!Que estão valendo por muitas!!!!!!!E representando o q se espera!!!!!!!!!!
Máximo Respeito á todas!!!!!!!
E vamos continuar fortalecendo mulherada!!!!!!
Big Up!!!!


Aliás, é sobre isso que eu queria falar, sempre houve a discussões sobre machismo no rap, o espaço é ainda limitado pra vocês mulheres?

Eu sou aquele tipo de pessoa que acredita que tudo que vc der ênfase tende a aumentar, tanto pro lado positivo quanto pro lado negativo.Uma vez eu li um ditado que diz: “Se você acredita que pode ou se acredita que não pode, de qualquer forma você está certo”.Eu já sofri preconceito e sofro ate hoje, não nego.
Mas quem nunca sofreu?Uns sofreram por serem negros, uns sofreram por ser brancos, uns sofreram por ser mulher, uns sofreram por serem japonês, o outro pq é coreano...entende....no final....todo mundo já sofreu algum tipo de preconceito...
O que difere é como vc trabalha isso no seu coração.
A mulherada ta esperando oq?Vamos fazer por nós....vamos mostrar pra nos mesmas que temos trabalho e talento pra isso....vamos fortalecer umas com as outras em vez de ficar falando que o fulano não ajuda....vamos nos ajudar...e isso encaixa pra tudo na vida...inclusive para os homens.
Temos muitos problemas culturais que refletem em vários aspectos da vida...
Mas pra min....nada pode me parar....meu espaço sou eu que crio....e os preconceitos estão dentro da cabeça.....e na minha não existe.....espero q as pessoas q tem essas paradas no coração achem o caminho....


RUA é o titulo do seu primeiro disco solo, qual é a previsão para o lançamento desse álbum e de quem será a produção?

A previsão de lançamento do meu álbum ”Rua” é pro fim de 2009, já tenho algumas faixas prontas...e já estou em negociação com alguns produtores...mas ainda estamos nas negociações.....então...ainda não posso divulgar....mas estou sendo exigente quanto ao critério de serem produtores que realmente tenham a pegada da Rua......aguardem.....


Poetiza, você será sempre bem vinda a nossa programação, pode contar conosco para colaborar com o seu trabalho que é caracterizado pela originalidade, aqui fica o espaço pra você dizer tudo que nunca disse em nenhuma outra entrevista. (Recado, Salve, protesto ou até uma declaração de amor ou de ódio).

Eu só tenho a agradecer o fortalecimento de vcs para com as culturas de Rua,
Máximo Respeito ao trabalho !!!!!!
Big Up à todos que trabalham em prol da positividade.....essa é a vibe!!!!!!
A união traz a força e só a positividade traz a luz....
Vibe máaaaaaxima a todos que cotribuem ....
E vamos buscar nossa essência sempre... pq só assim contribuímos com o mundo!!!
Pow Pow Pow!!!!!!!!!!Poetiza Stylah Baby!!!!!!!Original do Brasil!!!
Tamo junto!!!!!!!!



A Radio protesto agradece!

Links

www.nabocadupovo.blogspot.com

www.poetizaa.blogspot.com


Sons e agenda de shows no Myspace:

www.myspace.com/poetiza

Poetiza no Astros - SBT:



Orkut da Poetiza:

www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=7338164333133267111

Um comentário:

  1. Mtu legal o trampo dela, mas realmente esse lance de dancehall é envolto em obscuridade. na verdade, o que ela conhece por dancehall é o que se poderia chamar de neo-dancehall, ou ragga mesmo...é o dancehall dos anos 90...mas o dancehall é MUITO mais do que apenas este segmento...é mtu mais antigo...seria interessante separar as coisas...

    O dancehall jamaicano existe, pelo menos, desde o final da década de 50. Pouca gente sabe disso. Mas basta pesquisar nomes como Count Machuki, Sir Lord Comic, King Stitt...ou então pelos sound systems de coxone, duke reid, Lloyd daley, joe gibbs e etc... para comprovar que o dub veio do dancehall, e não o contrário. o dancehall enquanto fenômeno característico dos sound systems jamaicanos, surgiu mtu antes d reggae, dub, ragga..

    os dj's da época costumavam tocar R&B norte americano, ou versões nativas deste rítmo.

    Para mais detalhes, procurem o pessoal do blog You and Me on a Jamboree

    youandmeonajamboree.blogspot.com

    Eles tem um podcast na mtv e um dos posts deles foi justamente sobre o surgimento dos deejays, consequentemente dos sound systems e do dancehall:

    http://mtv.uol.com.br/jamaica/blog/invas%C3%A3o-jamaica-est%C3%A1-de-volta-das-f%C3%A9rias-ou%C3%A7-agora-edi%C3%A7%C3%A3o-6

    ResponderExcluir

Achados e Perdidos